Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal
Ano: 2019
Gênero: Biográfico, Crimes, Drama
Classificação: 8
País: Estados Unidos
Plataforma: Netflix
Esta produção de 2019 conta a história de Ted Bundy, um dos maiores serial killers da história dos Estados Unidos, acusado de matar pelo menos 30 mulheres, muito embora especula-se que ele tenha cometido muito mais assassinatos ao longo de sua vida.
Dirigido por Joe Beringler, conhecido por dirigir diversos documentários, o filme traz um Zac Efron, incrível no papel de Ted, um intligente estudante de direito, dissimulado, esperto e capaz de conduzir a sua própria defesa no tribunal. Ted aproveita-se do seu carisma e charme para conquistar as pessoas ao seu redor, e isso inclui, logicamente, as vítimas que tiveram a infelicidade de cruzar o seu caminho.
Se há uma coisa brilhante neste filme é a forma como a história é plotada para o telespectador. Estamos falando de um filme sobre um serial killer, mas assassinatos é o que menos vemos ao longo do filme. Ao invés disso, a trama apresenta Ted como uma pessoa que parecia mesmo convincente ao se declarar inocente o tempo todo.
Tedy criou uma história de conspiração e perseguição contra ele e defendia esta história perante os jurados, o juiz, sua melhor amiga Carole Ann (Kaya Scodelario) e, principalmente, para Liz (Lily Collins) o seu amor maior que, ao que o filme parece indicar, era verdadeiro.
Aliás, o romance de Ted com Liz é o principal fio condutor do filme, que conta a história sob o prisma do relacionamento dos dois, a partir do dia em que se conheceram. Mãe solteira, Liz retribui o amor de Ted, que até aparenta um parceiro muito bom, tanto para Liz quanto para a sua filha.
Ao passo que Ted Bundy vai preso, Liz sente culpa pela situação, que ela julga ter colaborado, mas com o passar do tempo, dada a quantidade de novas acusações, e com as suas constantes fugas da cadeia, a mulher vai deixando de acreditar nele, passando a questionar se Ted realmente fala é verdadeiro com ela.
O filme também conta com Haley Joel Osment (Sexto Sentido), que faz Jerry, colega de trabalho de Liz, mas, apesar do curto tempo de tela, vale destacar a participação de John Malkovich, que faz o juiz Edward Cowart, que mesmo condenando o protagonista, rasga elogios à sua brilhante capacidade, lamentando a sua debandada para o mundo do crime.
Palmas para o trabalho minucioso do longa, e também pela forma leve de se contar a história de alguém tão terrível. O encerramento do filme também agrada muito, principalmente quando Liz ressignifica cada momento com Ted que poderia ter sido o seu último momento.
Na Netflix é possível encontrar mais produções sobre Tedy Bundy, inclusive um documentário também de Joe Beringler, onde é possível conhecer o serial killer mais profundamente, já que este filme mostra apenas uma de suas muitas faces, não abordando, por exemplo, sua infância-adolescência, suas motivações para praticar os crimes e, principalmente o tempo em que ele ficou trancafiado esperando a sua execução.