Rua do Medo: 1994 – Parte 1
Ano: 2021
Gênero: Terror
Classificação: 7
País: EUA
Plataforma: Netflix
Num dos projetos recentes mais ambiciosos da Netflix, Rua do Medo é composto por uma trilogia com filmes que se passam nos anos de 1994, 1978 e 1666, respectivamente.
A parte 1 segue a linha de filmes como Pânico e presta uma homenagem ao gênero sem, no entanto, cair no erro de ser uma mera repetição onde praticamente a história é a mesma, mudando-se apenas a figura do algoz. Ao invés disso, a franquia tem um fio condutor sobrenatural, que é uma maldição que se renova com o passar dos anos.
O ponto positivo do filme é a ambientação do mesmo, que te transporta para o meado dos 90s a partir de roupas, carros, costumes e, principalmente, música. A trilha sonora vai encher de saudade aqueles que foram jovens nessa década, com canções de bandas como Bush, Radiohead e Garbage. De negativo temos a indecisão do diretor entre seguir a linha de filme de terror chapa branca ou slasher, muito embora esse não seja o fator que prejudica sozinho a trama.
No fim das contas me parece que o maior trunfo do filme é a sua inserção em um universo que vai além desta primeira parte, envolvendo a trama em fatos ocorridos no passado. Ainda assim, visto de maneira isolada, o filme diverte, causa tensão e consegue entreter o público ao longo de suas quase duas horas de filme.