Patch Adams: O Amor é Contagioso

Título Original: Patch Adams
Gênero: Drama, Comédia
Ano: 1998
Classificação: 9
País: Estados Unidos
Plataforma: Star+, Apple TV

Hunter Adams (Robin Williams) se interna de forma voluntária em uma clínica psiquiátrica após uma tentativa de suicídio mal sucedida. Lá ele descobre o dom de ajudar as pessoas usando o seu bom humor. Após dois anos ele decide estudar medicina, porém encontra resistência de seus amigos e diretores da universidade devido suas notas e seu modo pouco ortodoxo de tratar seus pacientes.

Neste lindo e comovente filme baseado em fatos reais, “Patch” luta para transmitir alegria a todos os seus pacientes, principalmente os que se encontram em estágio terminal, sempre dizendo que é melhor morrer sorrindo, do que morrer na tristeza. Além de ser uma história muito emotiva o filme transmite inúmeras lições de vida e enumera frases fortes e motivacionais. O longa conta ainda com uma belíssima trilha sonora que inclusive foi indicada ao Oscar da categoria.

O que motiva Hunter a tentar se formar como médico é sua experiência no sanatório, observador, ele acredita que muitas das pessoas que ali estão só precisam ser ouvidas por alguém, acreditando nisso ele parte em busca de seu novo sonho, a grande barreira que ele encontra é devido a uma das regas de relação Médico/Paciente que é o não envolvimento pessoal.

O filme é dirigido por Tom Shadyac que ficou bastante conhecido por dirigir algumas comédias que fizeram bastante sucesso como: O Todo Poderoso, Ace Ventura e O Professor Aloprado. Em Patch Adams ele consegue explorar muito bem a sua veia cômica em contraste com a situação dramática vivida por Hunter e seus pacientes. Além de emocionar, o filme garante boas risadas e boas doses motivacionais. O diretor Tom Shadyac forma uma parceria maravilhosa com o saudoso Robin Williams que interpreta Hunter de forma genial, colocando mais uma grande atuação em seu vasto currículo. O filme ainda conta com Monica Potter e Philip Seymour Hoffman que são ótimos coadjuvantes da trama.

Um dos motivos que nos faz abraçar essa belíssima obra é o fato de ser uma história verídica, sendo totalmente envolvido em um roteiro real, lindo e encorajador. Impossível não se emocionar em vários momentos do filme que exploram de forma assertiva o carisma dos sorrisos infantis e toda a sua pureza, o que ajuda a impactar de forma emotiva o telespectador. Apesar de mal avaliado pela crítica no seu lançamento, Patch Adams fez amplo sucesso quando foi liberado para transmissão televisiva. Certamente é um dos grandes filmes da carreira de Robin Williams que ressaltando mais uma vez está em uma atuação memorável.