O Vigia
Crítica
Título Original: Storozh
Gênero: Suspense
Ano: 2019
Classificação: 7
País: Rússia
Plataforma: Amazon Prime
O vigia Vlad (Yuriy Bykov) passa por dias solitários tomando conta de um enorme spa em um local ermo, que se encontra fechado e cercado de neve por todo os lados. Seus dias são quase sempre iguais, ele passa todo o seu tempo cuidando do local e do seu cão Bandit.
Certo dia, ao perceber que o seu cão foi covardemente assassinado, Vlad decidiu dar fim à sua própria vida, até que Vera (Alla Yuganova), uma mulher visivelmente alcoolizada e perturbada invade o local com o seu carro e reage de forma surpreendente ao ver Vlad: ela foge dele, acusa-o de agressor e sai quebrando tudo o que vê pela frente.
Como zelador do local, Vlad se vê na obrigação de cobrar da mulher todo o estrago que ela causou. Só que isso não pode ser feito naquele momento, devido ao estado de embriaguez dela Com muito custo, ao amanhecer, eles enfim conseguem manter um diálogo no dia seguinte ao ocorrido.
Quando a coisa parece que vai enfim se resolver, Vlad vê um homem se aproximar, este homem é Stas (Vladislav Abashin) marido de Vera. Com atitude um tanto suspeita, Stas pede para ficar hospedado no spa, mas a partir desse momento as coisas jamais serão tão calmas quanto antes.
Essa pequena joia russa está disponível na Amazon Prime e vai fartar aqueles que são chegados a um suspense, com boas doses de tensão. O filme toca em assuntos pesados como alcoolismo, jogo de interesse, solidão, culpa e, claro, crime.
De forma bem vagarosa, o filme vai construindo os personagens e revelando que todos têm algo a esconder. Mesmo com apenas 90 minutos, é possível sentir o ritmo lento, mas ao mesmo tempo intenso.
Com boas atuações, principalmente de Alla Yuganova, que interpreta uma mulher desesperançada, cansada da vida infeliz que leva com o seu marido, o filme consegue envolver o espectador na trama até o último minuto, quando entrega um desfecho abrupto, mas bastante coerente.
Yuriy Bykov além de protagonizar o filme, também é o diretor e roteirista desse belo suspense, ele vem se destacando no universo cinematográfico, inclusive teve uma obra sua adaptada para a série americana “7 Segundos” (2018) na Netflix.
O filme vai te deixar tenso até o fim, suscitando reflexões sobre o ponto de vista de cada um dos personagens. Vale a pena assistir, pode ir sem medo!