Free Guy – Assumindo o Controle
Ano: 2021
Gênero: Aventura, Ação, Ficção Científica
Classificação: 7
País: Estados Unidos
Plataforma: Cinema
Guy (Ryan Reynolds) é um caixa de banco que vê a sua rotina se repetindo diariamente, sem qualquer perspectiva de mudança. Enquanto se prepara para ir ao trabalho, ele fala com o seu peixe, vê as mesmas pessoas pelo caminho, cumprimenta o seu único amigo, o segurança do banco Buddy (Lil Rel Howery), e tranquilamente vê a sua agência bancária sendo assaltada todos os dias.
Sem saber de nada, Guy está preso no jogo de simulação Free City, uma espécie de game que lembra alguns dos grandes sucessos da atualidade como GTA e Fortnite. Os jogadores destes títulos ficarão alucinados com tantas referências que Free Guy apresenta ao longo do filme.
Além destas referências em termos de jogos, vários famosos dão as caras no decorrer do longa, cantores, gamers, youtubers, além de outras inesperadas aparições que podem ser vistas no filme, provocando aquela surpresa aos telespectadores.
Ryan novamente rouba a cena durante o longa, principalmente durante as cenas românticas com a Garota do Molotov (Jodie Comer), mas também há outros personagens muito bacanas no filme, como Keys (Joe Keery, de Stranger Things), além do já citado Buddy.
Os efeitos especiais também estão irrepreensíveis, fazendo com que nos sintamos como parte do próprio jogo. Preste atenção nas cenas de segundo plano, pois tem sempre algo interessante acontecendo como perseguições, lutas, ou simplesmente NPCs (personagens não jogáveis) bugados.
O filme gira em torno de um roubo de código que permite que os NPCs se desenvolvam a partir de uma inteligência artificial, aprendendo e surpreendendo os jogadores, além do próprio criador do jogo, que se apropriou de parte do código feito pela dupla de programadores principais da história. O objetivo principal dos dois é provar que o código construído por eles foi roubado, e com isso, tentar salvar a “vida” dos personagens que se desenvolveram artificialmente durante a primeira versão do jogo.
O filme melhora muito na sua parte final, ele consegue ficar mais engraçado e surpreendente, tudo isso com referências e trilha sonora que casam perfeitamente. Além disso, o diretor Shawn Levy conseguiu construir uma história romântica paralela ao filme, dando a ela um desfecho feliz.
Se você não está acostumado com o mundo dos games modernos, faça como eu, leve um moleque para a sessão de cinema, que ele vai te explicar tudinho…. No meu caso em particular, ainda ganhei uma ajuda na escrita deste texto (valeu Túlio!).