Como se tornar um tirano
Ano: 2021
Gênero: Documentário
Classificação: 8
País: Estados Unidos
Plataforma: Netflix
Narrada por Peter Dinklage (Game of Thrones) o novo documentário produzido pela Netflix é uma ótima oportunidade para conhecer fatos históricos sobre alguns dos grandes tiranos que já passaram por este planeta.
Com bom humor, a série segue um “manual” de atos e atitudes que o “aluno” precisa estar em conformidade para que seja efetivo no ofício de ser um tirano em seu país. Cada regra deste manual vem a partir de decisões históricas tomadas por ditadores que historicamente assombraram seus países e também o mundo.
Dividida em 6 episódios com cerca de meia hora cada, a série embute nessa brincadeira a caminhada de gente como Adolf Hitler, Saddam Hussein, Idi Amin, Joseph Stalin, Muammar Gaddafi e a dinastia Kim norte Coreana, com cada episódio sendo dedicado a essas figuras, mas não limitado a elas.
A série não se preocupa em aprofundar muito os fatos, mas didaticamente acaba sendo uma boa oportunidade para quem deseja conhecer um pouco mais cada um dos tiranos abordados na série para, quem sabe, reconhecer um tirano quando topar com um querendo se criar por aí.
O belo trabalho de resgate de imagens e fotos históricas é outro ponto positivo na série, assim como o conteúdo fluido e de fácil absorção. A série documental agradou bastante e, mesmo com alguns problemas na dublagem, espero que haja uma segunda temporada, pois infelizmente o que não falta é material para a criação de mais episódios com esses professores que jamais devem ser seguidos.