Casa Gucci
Título Original: House of Gucci
Gênero: Drama, Biografia
Ano: 2021
Classificação: 8
País: Estados Unidos, Canadá
Plataforma: Cinema
Um dos lançamentos mais aguardados do ano de 2021, o filme inspirado no livro homônimo conta história real do tumultuado casamento entre Patrizia Reggiani (Lady Gaga) e Mauricio Gucci (Adam Driver) que acabou resultando em um assassinato e uma posterior investigação criminal.
Dirigido pelo aclamado diretor Ridley Scott, Casa Gucci trás uma proposta bem estruturada, apresentando de forma convincente a história da família, a apresentação da marca Gucci e o relacionamento conturbado do casal na qual a história foca. Um elenco recheado de estrelas como, Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto, Jeremy Irons, Salma Hayek e o brilhante Al Pacino, ajudam a contar essa intrigante história.
Com aproximadamente 157 minutos, o filme deixa a sensação de que poderia ter se aprofundado mais em alguns personagens, destacando aqui principalmente o de Rodolfo Gucci que tem pouco tempo de tela, mas com a performance incrível de Jeremy Irons deixa aquele gostinho de quero mais, suas aparições apesar de não tão grandes poderão ser suficientes para lhe proporcionar a disputa pelas principais premiações do ano. Ainda em relação ao aprofundamento das histórias dos personagens, é sempre muito difícil quando se faz uma adaptação de um livro onde se é possível ter uma riqueza mais detalhada sobre as respectivas histórias e em certo momento mesmo com a mão do experiente diretor Ridley Scott, temos a percepção de uma correria para poder entregar o máximo de conteúdo neste curto espaço de tempo. Em certo momento o filme acaba por se embaralhar em sua própria cronologia contada e na enxurrada de informação que ele tenta te fornecer.
Algo que chamou a atenção negativamente foram os desnecessários sotaques italianos que os personagens tiveram que encarnar, foi difícil se acostumar com eles durante o decorrer do filme. Apesar disso é preciso destacar também a belíssima atuação de Lady Gaga que parece ter nascido para o papel e se mostrou extremamente a vontade com sua personagem em tela. Além disso o filme apresenta um trabalho de maquiagem incrível, deixando Jared Leto quase irreconhecível, ele é ainda responsável pela veia cômica da trama, tentando trazer um pouco mais de leveza para a história. A fotografia é rica em detalhes ajudada pela temática que o filme aborda e pela caracterização das décadas entre os anos de 1970 e 1990.
O longa tem uma pegada bem legal quando está passando pela apresentação da Gucci e o significado de usar a marca e o seu grande status perante a alta sociedade. O filme ainda passeia pela sua expansão no mercado norte-americano, enfileirando fatores que ajudam a construir o seu enredo na qual resulta no grande crime envolvendo a família.
Entre erros e acertos o resultado é bastante satisfatório, por si só o filme chama a atenção por ser uma história verídica, possuir um ótimo elenco e ser dirigido pelo grande Ridley Scott. Casa Gucci entrega o que promete, mesmo deixando a desejar pela falta de ritmo um pouco mais acelerado em alguns momentos e alguns personagens que ao longo do filme aparecem sem muito sentido. O filme ainda propõe uma crítica ao empoderado mundo da moda e as altas cifras gastas por quem comanda a marca e quem se sacrifica para vesti-la a qualquer custo, o drama trabalha bem as feridas abertas que culminam no acontecimento trágico mostrando um mundo obscuro por trás da importante grife.