Billions

Ano: 2016
Gênero: Drama
Classificação: 9
País: Estados Unidos
Plataforma: Netflix

Ir a fundo no mercado financeiro e, juntamente a isso, digladiar com um grande player do mercado que busca de forma voraz e ambiciosa mais sucesso com um homem do poder judiciário, em uma série que caminha para o desfecho de sua quinta temporada, parece uma proposta bem ousada, e é! Você logo se questiona se essa série não é interessante apenas para os almejantes a Lobos de Wall Street ou para os estudantes e profissionais da área de Direito.

De cara podemos dizer que a série traz uma linguagem peculiar, onde usa alguns termos específicos do mercado financeiro e do judiciário e de fato por vezes dificulta a experiência nos primeiros episódios lhe causando a sensação de estar perdido, mas rapidamente você consegue se ambientar a tais termos e ter um entendimento mais amplo. Temos como ideia principal Chuck Rhoades (Paul Giamanti), um promotor de justiça tentando encontrar algo em que possa incriminar Bobby Axelrod (Damian Lewis) bilionário fundador da Axe Capital. Em meio a tal confronto, temos nossos dois protagonistas em busca da atenção de Wendy Rhoades (Maggie Siff), esposa de Chuck que trabalha como psicóloga e coach de performance na empresa de Axelrod, onde por vezes precisa lidar com os códigos éticos de sua profissão.

Billions em questão de entretenimento não se resume a apenas essa caça de Chuck a Bobby, além disso temos grandes reviravoltas acontecendo o tempo todo, a série nunca te deixa confortável com uma situação recorrente. A volatilidade vista no mercado financeiro pode ser por diversas vezes encontrada em personagens com personalidades bastante fortes que são colocados em situações dramáticas e de forte pressão e precisam enfrentar diretamente a linha tênue da honestidade e dá ganância. Nesse sentido Billions dá uma verdadeira aula com conceitos que talvez você só encontre mesmo nos melhores livros, uma série bastante inteligente que te dá lições, te ensina, te faz refletir e claro te diverte.

A série é recheada de metáforas que podem ser aplicadas no cotidiano e com diálogos ricos e perspicaz em ambos os núcleos, isso não faz a série ser monótona, muito pelo contrário, tudo isso cria um cenário de suspense e drama com grandes confrontos que no final desaguam em uma briga ferrenha pelo poder, desconsiderando até mesmo algumas condutas mais éticas para que se possa superar seu oponente da vez. Como dito, Billions é capaz de interessar mesmo a quem desconhece tais cenários debatidos na série, o roteiro tem uma profundidade incrível e é desenvolvido de forma instigante, certamente você pode se pegar maratonando a série que ainda conta com um elenco ótimo e personagens bem cativantes.

Billions teve sua quinta temporada interrompida por causa da pandemia de coronavírus, com 5 episódios finais a serem exibidos a partir do mês de setembro de 2021, inicialmente haviam sido disponibilizados apenas 7 episódios. A 6ª temporada já foi confirmada para alegria dos fãs e tem previsão para ser exibida no ano de 2022.