Pig – A Vingança
Título Original: Pig
Gênero: Drama
Ano: 2021
Classificação: 6
País: Estados Unidos
Plataforma: Telecine Play
“Pig – A vingança” narra a saga de Rob (Nicolas Cage), um homem solitário que vive em uma região selvagem no Oregon na companhia de sua porca. Aparentemente o seu bicho de estimação o ajuda a encontrar trufas que ele comercializa com Amir (Alex Wolff), uma das poucas pessoas que ele mantém contato.
Quando a sua porca é misteriosamente sequestrada, Rob resolve sair em busca dos responsáveis pelo ato, e é ajudado por Alex, que o leva para Portland em busca dos criminosos, mesmo que para isso precise reencontrar pessoas do seu passado, que vão ajudar o espectador a entender mais sobre o personagem e sobre a reputação que Rob ainda mantém.
Enquanto procura a sua porca na cidade, Rob revive o seu legado como um grande Chef de cozinha, um homem que fez história e marcou a vida de muitas pessoas. Há também uma pequena história paralela que envolve Alex com o seu pai Darius (Adam Arkin), personagem que ganha alguma importância no fim do filme.
Embora o roteiro não seja grande coisa e não traga grandes surpresas, a atuação de Nicolas Cage é realmente o grande destaque do filme. Com cabelos e barbas grandes e aspecto que o faz parecer um ermitão, Cage compensa as poucas falas com um brilhante desempenho apoiado por suas expressões, principalmente no último terço do filme, quando a história da porca é finalmente desvendada.
Uma pena que o desfecho do filme não surpreenda tanto, o que acaba por fazer com que Pig seja muito mais sobre o personagem de Cage, do que sobre o plot relacionado à porca.
Embora fuja da fórmula redenção-vingança, tal qual promete erroneamente o péssimo subtítulo que a versão brasileira do filme ganhou, o longa certamente vai ser apreciado por espectadores que buscam mais que uma simples história, mas também vai decepcionar aqueles que estão à procura de alguma ação.